As 10 melhores ferramentas GRATUITAS de MARKETING DIGITAL

Embora existam inúmeras ferramentas online para os mais diversos aspectos de um negócio, como por exemplo o Zoom ferramenta gratuita para videoconferência online, nem todo mundo tem condição de pagar uma assinatura para cada serviço que for usar. Isso se torna ainda mais evidente quando muitas são disponibilizadas livremente.

Confira as melhores ferramentas grátis de marketing digital para dar o pontapé em suas estratégias, carinhosamente separadas pela equipe da Studio X Marketing Digital.

Assim você poderá testar suas estratégias e também encontrar aquela oportunidade que estava precisando para otimizar os resultados do seu negócio.

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais usadas pelos especialistas em marketing digital. Ela possui vários recursos gratuitos que te ajudam a monitorar a performance do seu site como:

  • Quantidade de visitantes
  • Dados demográficos
  • Origem do tráfego (redes sociais, e-mail marketing, Google)
  • Páginas mais acessadas
  • Comparação entre períodos

Além dessas, há diversas outras métricas específicas e relevantes para rastrear o tráfego do seu site. O Google Analytics permite que você tome suas decisões de maneira mais assertiva e segura, pois ele fornece vários relatórios, gráficos e outros recursos que o ajudam a ter insights mais amplos sobre o andamento das suas estratégias de marketing.

2. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita utilizada para pesquisa de palavras-chave. Ele fornece gráficos que mostram a evolução do número de buscas por determinadas expressões no decorrer do tempo, as palavras-chave em ascensão.

Com essa ferramenta você pode obter informações sobre buscas de palavras-chave em qualquer categoria de negócio, ficar sabendo em quais países determinada busca está sendo mais significativa e ainda conhecer qual foi o meio utilizado para realização das pesquisas — tais como o YouTube, Google shopping e Google imagens.

3. Google Alerts

O Google Alerts (Google Alerta) também é uma excelente ferramenta gratuita. Ele ajuda a descobrir, por exemplo, quais são as redes sociais que estão gerando mais tráfego para seu site. O site também envia notificações para seu e-mail toda vez que sua marca ou palavra-chave relacionada for mencionada na internet.

Essa ferramenta permite que você esteja sempre atualizado sobre o que está acontecendo em seu nicho, acompanhar a indexação do seu conteúdo e ainda monitorar o que seus concorrentes estão fazendo para atrair mais leads.

4. Social Mention

Em muitos de nossos artigos colocamos a importância de estar presente nas redes sociais. Bem, mas é preciso também entender ou monitorar a sua presença nela. O Social Mention faz parte do catálogo das melhores ferramentas gratuitas de marketing digital que ajudam nesse processo.

Social Mention é uma ferramenta que permite procurar por termos na internet e redes sociais. Ela analisa força, sentimento geral sobre o assunto e seu alcance na web. Também é possível procurar por tipos de veículos específicos, como blogs, imagens ou vídeos, entre outros.

5. MailChimp

Embora tenha sua versão paga, o MailChimp também possui alguns recursos gratuitos que são bastante úteis: um deles é o disparo de e-mail marketing. Essa versão permite que você envie uma média de 12 mil e-mails por mês para até 2 mil contatos diferentes.

A plataforma foi construída de forma bastante intuitiva de forma a facilitar a usabilidade por parte do usuário. Vale a pena testar!

6. Trello

O Trello é uma das ferramentas gratuitas de marketing digital com foco na organização de seus projetos. Ter um cronograma organizado e uma visualização geral de seus projetos é imprescindível. Essa pequena medida pode melhorar a sua eficiência.

A ideia da ferramenta é a seguinte: a criação de cartões que você movimenta a medida do processo. Podendo criar colunas como, por exemplo: “Trabalho”, “Em processo” e “Concluído”. Tornando a visão geral muito mais simplificada. Além disso, o líder do projeto pode acompanhar de forma fácil e limpa.

7. Canva

Canva é um software on-line gratuito que não só permite que você crie seu próprio logo, gráficos e infográficos, como também dá acesso a uma enorme biblioteca de fotos e ícones que você pode agregar ao seu design gratuitamente (ou por poucos R$).

Isso significa que você pode usar o Canva para aumentar não apenas a consciência da sua marca nas mídias sociais, mas também sua taxa de cliques.

E se você não souber criar o seu design gráfico, o Canva possui modelos prontos que podem ajudar você a começar com o pé direito.

8. Feedly

Uma das melhores opções para realizar curadoria de conteúdo em suas mídias sociais. O Feedly é um agregador de feeds que permite acompanhar as publicações de quaisquer sites de conteúdo, assim como o permite organizar estas fontes de acordo com seu assunto. Clique no link para conhecer o Feedly.

9. SurveyMonkey

Entendemos que o principal em todo o processo de marketing é o público-alvo, correto? Saber com quem está falando torna as estratégias muito mais direcionadas. É preciso conhecer suas informações, interesses, localidades e tudo o que for preciso para atender suas necessidades. E como pode fazer isso? Com pesquisa! Isso mesmo, pergunte ao seu público.

O SurveyMonkey é uma ferramenta destinada a criar pesquisas personalizadas. Podendo ser enviadas por e-mail e, quando respondidas, visualizadas pelo aplicativo. Simples, fácil e eficiente.

Poderá, a partir das respostas, saber um pouco mais sobre o seu público-alvo e o nicho de atuação. Realizando estratégias de marketing direcionadas e otimizando o seu orçamento.

10. Traffic Travis:

Esta é uma das melhores ferramentas de SEO existentes no mercado. E o melhor é que ela é gratuita. Esta ferramenta é muito utilizada por consultorias de SEO.

O que ela oferece? Ela mostra a você como é possível o site de seu cliente chegar ao topo das buscas orgânicas do Google. Isso é excelente. Esta ferramenta possui uma versão mais completa que é paga, mas você consegue ter muitas funcionalidades já na versão gratuita e ter bons resultados em suas campanhas.

Conclusão

Lembre-se que não é preciso fazer um grande investimento para colher bons resultados. É necessário apenas empenho, dedicação e sempre estar atento às tendências.

Há muitas ferramentas gratuitas de marketing digital no mercado que podem fazer parte de sua rotina, é importante que você teste de acordo as necessidades do seu negócio.

Resumindo, o mundo online tem uma enorme variedade de recursos de marketing à sua disposição. E a maioria é gratuita.

Pronto para colocar essas ferramentas gratuitas em prática para alavancar suas estratégias de marketing digital? Conta pra gente o que você achou nos comentários!